Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO GRUPO GYMNARTEIROS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carla Thais de Sousa, Kássia Mitally da Costa Carvalho

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


A Ginástica para Todos (GpT) é uma prática de forte caráter pedagógico. Desta maneira, é sabido que a participação em atividades que envolvem esta prática proporciona inúmeros benefícios aos envolvidos, favorecendo, por exemplo, a saúde e a integração social. Uma das atividades largamente desenvolvida em grupos de GpT é a elaboração de coreografias, caracterizada pela participação coletivizada dos envolvidos em todo processo de criação. Portanto, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de ensino-aprendizagem por meio da composição coreográfica (CC) no grupo Gymnarteiros da Universidade Federal do Ceará, intitulado “Trabalho de Formiguinhas”, ressaltando as potencialidades educativas envolvidas nas etapas de elaboração.

Texto completo: PDF