Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PATROCÍNIO ESPORTIVO DAS EMPRESAS ESTATAIS: O PROTAGONISMO DO FUTEBOL E DAS ENTIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPORTE.
Claudia Catarino Pereira, Fernando Henrique Silva Carneiro, Fernando Mascarenhas

Última alteração: 2017-07-02

Resumo


As empresas estatais desempenham um papel importante no cenário do financiamento esportivo no Brasil, e são incipientes as pesquisas que analisam o perfil deste financiamento. O presente estudo tem por objetivo analisar o montante e o direcionamento do patrocínio esportivo das 5 empresas estatais que mais gastaram com o esporte no período de 2004 a 2015. Analisamos que as ações de patrocínio realizadas pelas estatais priorizaram o esporte de alto rendimento e a realização de grandes eventos esportivos, sinalizando centralidade da determinação estatal no campo esportivo.

Texto completo: PDF