Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DISCUTINDO GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO RECIFE/PE
Gustavo José Silva de Lira, Marcela Natalia Lima de Figueirêdo, Camila Fernanda Pena Pereira, Mayara Alves Brito da Rocha, Marcelo Soares Tavares de Melo

Última alteração: 2017-09-08

Resumo


Este relato tem por objetivo demonstrar o processo de construção coletiva de textos didáticos abordando a temática de gênero em aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio de uma escola da cidade do Recife/PE. Este relato se justifica pela importância de discutir a temática de gênero com vistas à superação da lógica biologicista e esportivista que separa meninos e meninas nas práticas corporais.Através da perspectiva de um relato de experiência descrevemos as vivências durante uma unidade didática, com período datando entre os meses de maio e junho de 2016 com uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para além de tratar sobre estes temas em aulas teóricas, a discussão foi realizada sem desconsiderar a prática de modo a relacionar o que se estava discutindo, e escrevendo, a realidade da aula de Educação Física. Deste modo entendemos que o processo serviu como elemento para a compreensão crítica da realidade com a finalidade de uma intervenção solidária entre os pares.

Texto completo: PDF