Tamanho da fonte:
ATLETISMO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS LIMITES E POSSIBILIDADES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Última alteração: 2017-09-08
Resumo
Em uma dada realidade escolar os estudantes vivenciaram a prática do Atletismo como modalidade esportiva individual e neste contexto o objetivo deste relato é demonstrar o processo de limites e possibilidades vivenciadas durante as aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio de uma escola da cidade do Recife/PE. Através da perspectiva de um relato de experiência descrevemos as vivências durante uma unidade didática, com período datando entre os meses de maio e junho de 2016 com uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Utilizamos a abordagem Crítico Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 2012) como base para o trato com o conhecimento Esporte nas aulas de Educação Física, pois visualiza este como um fenômeno sistematizado historicamente pela humanidade.Neste ínterim o professor trouxe elementos que fizeram os estudantes repensarem a prática do atletismo apenas como representação da prática competitiva formal, hegemônica, por esta adequar-se às competições vistas na mídia.O processo de leitura de fontes sobre o tema trabalhado, bem como a produção de textos a partir das referências trouxe contribuições ricas às aulas e a compreensão da prática.
Texto completo:
PDF