Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: O LUGAR E IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO SEGUNDO OS ESTUDANTES
Gustavo José Silva de Lira, João Paulo dos Santos Oliveira, Marcelo Soares Tavares de Melo

Última alteração: 2017-09-08

Resumo


Esta pesquisa serviu como base para a compreensão da realidade da série de conclusão do Ensino Médio, com o fim de subsidiar uma dissertação de mestrado que discutiu a relação entre o ENEM e a prática pedagógica da Educação Física.
Neste ínterim temos como objetivo deste estudo investigar a visão dos estudantes sobre a Educação Física no 3º ano do Ensino Médio quanto ao seu lugar e importância para a formação na educação básica.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método hermenêutico-dialético. Foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, e procedemos a análise de conteúdo categorial por temáticas fundamentados em Bardin (1988). Tivemos mais de 95% dos estudantes valorizando esta disciplina, sendo o maior percentual entre todas as séries pesquisadas neste estudo.Verificamos uma prevalência da ideia, entre os estudantes, de que a Educação Física tem como foco o exercício físico, entretanto, a evidência de que o conhecimento é o que dá base para a importância da disciplina na escola é que os estudantes vislumbram os temas da Cultura Corporal como práticas que conferem essa validade. Saber que a grande maioria dos estudantes pesquisados confere importância a Educação Física em suas formações nos remete a reflexão sobre a necessidade desta disciplina nesta série de ensino, seja por questões ligadas a preparação para as avaliações externas, seja por outros fatores.

Texto completo: PDF