Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Vivência dos conteúdos e dimensões da Educação Física
Lais Mendes Tavares, Raoni Perrucci Toledo Machado

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem por objetivo, não somente, aperfeiçoar a qualidade da formação inicial de professores, promovendo uma integração entre ensino superior e ensino básica, como também, aumentar a bagagem de conhecimento dos alunos. Por se tratar de projetos que os discentes procuram se qualificar para desenvolver aulas distintas das ministradas pelos professores. O projeto foi desenvolvido em uma escola municipal, localizada em Lavras-MG, onde o programa age desde o ano de 2012, no momento, com auxílio de 5 discentes.
A escolha do tema é devido à falta de conhecimento do conteúdo da Educação Física Escolar, tanto por parte dos alunos como de professores com formação desatualizada, Darido(2000,p.54) aponta que “A Educação Física, contudo, ao longo de sua história, priorizou os conteúdos em uma dimensão quase que exclusivamente procedimental, o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal ou como se deve ser.” As aulas de Educação Físicas restringem-se a prática esportivizada. E apesar de alguns conteúdos, como o futebol, serem trabalhados, praticamente, durante toda a vivência escolar, os alunos, ainda saem sem saber, por exemplo, o porquê do “disign” das camisetas de alguns times são divergentes de outros.

2 METODOLOGIA
O projeto foi de caráter qualitativo e utilizamos, no total, seis aulas. Explicamos os princípios da Educação Física e desmistificamos alguns conceitos já impostos, primeiro focamos no estudo da anatomia, como aconteceu o surgimento desse estudo, o porquê estudar e conhecer o corpo humano e algumas patologias envolvendo a má postura e a falta de conhecimento. Em seguida com auxílio de um monitor da Universidade, apresentamos alguns movimentos básicos do forró, devido sua experiência, nos contou sua trajetória de vida, as possibilidades e limitações que a prática o proporcionou e apresentou a possibilidade dos alunos praticarem a modalidade na Universidade que se encontra próximo a escola. Apresentamos detalhadamente o contexto histórico da dança, surgimento, mudanças no decorrer do tempo, outros tipos de danças e suas diferenças. Resgatamos a aula anterior, para mostrar o significado da palavra forró, sua origem Nordestina, como o forró foi levado para todo o Brasil e problematizar como é a influência da dança na escola. Com o conteúdo Lutas, tentamos levar várias modalidades desde o Pancrácio até as lutas na atualidade. Fazendo um breve resumo sobre suas origens, significados, objetivos e como é representada atualmente e como houve mudanças nas regras. Focamos em mostrar os benefícios não só motor como cognitivo e sócio emocional. Por interesse dos alunos, ocorreu um aprofundamento da modalidade do Jiu-Jitsu, apresentamos como foi o surgimento, mestre criador, ano que foi introduzido no Japão, significado da palavra Jiu-Jitsu, suas graduações, como é Jiu-Jitsu Brasileiro e suas influências, e separamos alguns dos principais golpes e mobilizações. Sexto e último encontro utilizamos para a aplicação de um questionário, finalizando o projeto e para dialogar com os alunos dando feedbacks das aulas anteriores. Não utilizamos plano de aula concreto de início do projeto, damos autonomia para os alunos acerca da escolha do assunto para a aula posterior.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A princípio os alunos foram surpreendidos, pois acreditavam que Educação Física não englobava tais assuntos, devido seu contexto histórico de apenas tratar dos esportes tradicionais hegemônicos. Houve elogios a respeito da escolha dos conteúdos, porém críticas a nossa didática e a justificativa seria a quantidade excessiva de conteúdo teórico.
E com tudo, esse trabalho teve como foco demostrar aos alunos a diversidade dos conteúdos da Educação Física e suas dimensões: Conceitual, Procedimental e Atitudinal, elevar além do produto o processo de ensino aprendizagem, ou seja, não dando ênfase em se vai executar o movimento perfeitamente, mas entender o porquê/para que/como está realizando tal movimento.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Experiência válida como professores em formação. Observamos resistência por parte dos alunos quando as aulas eram ministradas em sala de aula, entretanto, existe uma carência de conhecimento, fazendo com que no decorrer das aulas obtivéssemos uma aceitação maior por se tratar de conteúdo inéditos.

5 REFERÊNCIAS
DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Cardeno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. P. 51-75, v.16.

Texto completo: PDF