Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Práticas Corporais de Aventura: a experiência do PIBID Educação Física com Ensino Médio
Matheus Fidelis Martins, Lucas Henrique Gonçalves de Brito, Allan Augusto dos Santos, Tuffy Felipe Brant

Última alteração: 2017-09-16

Resumo


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), atua no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS), desde 2012, e tem como eixo central, a temática gênero e sexualidade. No segundo semestre de 2016, realizamos nossas intervenções com duas turmas do Ensino Médio nessa Escola. Para os planejamentos das aulas, partimos da abordagem crítico-superadora e trabalhamos com o tema Práticas Corporais de Aventura, que segundo a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular, segunda versão,2016,p.106), “...são determinadas por suas expressões e formas de experimentação corporal que estão centradas em perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade, que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.” Esse tipo de atividade torna-se essencial para formação de um indivíduo, preparando-o não somente em ambiente escolar, mas também ao decorrer de sua vida.

Texto completo: PDF