Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO MOTOR DE MENINOS E MENINAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Diego da Costa dos Santos, Aline Alvernaz, José Henrique

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


1 INTRODUÇÃO
As pesquisas sobre o Desenvolvimento Motor (DM) mostram-se em evidência nos últimos 30 anos. O conceito, até então concebido na perspectiva biológica, passa a considerar as influências externas como fatores que afetam o processo de desenvolvimento das habilidades motoras (NAZARIO e VIEIRA, 2014).
Brauner e Valentini (2009) relatam que a falta de oportunidade para as crianças praticarem atividade física, a inexistências de aulas de Educação Física na escola e a inadaptação de atividades à faixa etária constituem fatores diretamente associados ao DM inadequado dos escolares. Ressaltam as diferenças de DM entre os sexos, sendo as meninas mais prejudicadas, possivelmente pela frequência/tempo das meninas em atividades físicas e motoras.
O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de DM de meninos e meninas cursando a primeira fase do ensino fundamental.
2 METODOLOGIA
A pesquisa é qualiquantitativa (porquanto a atribuição de valores em uma escala foi precedida de avaliação qualitativa do desempenho dos alunos nas tarefas motoras do teste), e de natureza descritiva. A amostra, conveniente (GIL, 2008), foi constituída por 27 crianças do 3º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, com idade média de 9,5 ± 0,69 anos, sendo 11 do sexo masculino (40,7%) e 16 do sexo feminino (59,3%). O instrumento utilizado foi o Test of Gross Motor Development (TGMD-2), que avalia o desenvolvimento motor de crianças entre 3 anos a 10 anos e 11 meses (ULRICH, 2000) mediante doze habilidades motoras fundamentais, agrupadas em “Locomotoras” e “Controle de Objeto”, mensurando-as em uma escala de avaliação de sete pontos (muito pobre, pobre, abaixo da média, na média, acima da média, superior e muito superior). O teste foi validado para a realidade brasileira por Valentini (2012). A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva.
3 RESULTADOS
Dos 27 escolares testados, cinco (18,5%) apresentaram nível motor muito pobre; nove (33,3%) o nível motor pobre; sete (25,9%) encontravam-se abaixo da média; e seis (22,2%) resultados na média do teste. Desta forma 77,8% dos escolares apresentaram resultados classificados como abaixo do nível desejável. Na escala do TGMD-2, de sete pontos, os meninos apresentaram a média de 2,90 ± 1,04 e as meninas a média de 2,25 ± 1,00, demonstrando o maior DM dos meninos em comparação às meninas.
A análise dos grupos por sexo permitiu caracterizar a proporção de indivíduos na escala de DM. Entre os 11 meninos, um (9,1%) foi classificado como muito pobre; três (27,3%) como pobre; três (27,3%) abaixo da média; e quatro (36,3%) dentro da média. Entre as 16 meninas, quatro (25%) foram classificadas como muito pobre; seis (37,5%) como pobre; quatro (25%) abaixo da média; e duas (12,5%) na média. Dessa forma corroborando com achados na literatura, no que tane a diferença de DM entre os sexos (BRAUNER e VALENTINI, 2009).
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conquanto os resultados permitam constatar que os meninos apresentam nível de DM mais elevado que as meninas, causa preocupação a evidência da alta proporção de alunos com DM abaixo do desejável. O baixo quociente de DM geral, implica não só em proporcionar mais oportunidades, estímulos e motivação às meninas, mas também em estabelecer estratégias pedagógicas visando adequar o nível de DM ao estágio etário dos infantes. A educação física escolar nos ciclos iniciais do ensino fundamental, desde que intencionalmente desenvolvida para este fim, pode contribuir para a essa concretização.
5 REFERÊNCIAS
BRAUNER, L. M.; VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 2, p. 205-216, 2009.
GIL, A. C. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL. 6°. São Paulo: Atlas, 2008.
NAZARIO, P. F.; VIEIRA, J. L. L. Sport context and the motor development of children. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 16, p. 86-95, 2014.
ULRICH, D. A. Test of Gross Motor Development. 2°. Austin, Texas: pro-ed 2000.
VALENTINI, N. C. Validity and Reliability of the TGMD-2 for Brazilian Children. Journal of Motor Behavior, v. 44, n. 4, p. 275-280, 2012/07/01 2012.

Texto completo: PDF