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PROJETO INTEGRAÇÃO PET E ESCOLA: PRIMEIRAS INCURSÕES NO ENSINO DA DANÇA
Jean Carlos Freitas Gama, Paloma Rigamonte Barbosa, Fabiana Correa e Silva, Gabriel Vighini Garozzi

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


O texto nasce de um projeto desenvolvido pelo PET Educação Física (EF), da Ufes , que procura trazer para a comunidade externa e de alunos do curso algumas práticas inovadoras da cultura corporal de movimento. Entre as experiências realizadas no ano de 2016, propomos o ensino da dança para a educação fundamental para alunos em regime integral. Recebemos no Cefd um grupo de crianças, com idade entre 6 e 9 anos. Foi proposto um projeto de ensino que pudesse introduzir no repertório das crianças novas formas de perceber a dimensão da dança. Entre estas podemos elencar a história da dança, trabalho em grupo e individual, ritmo, coordenação motora, consciência corporal, criação de movimento e improvisação. O trabalho se justifica pela necessidade de se pensar a dança enfatizada mais na cultura corporal de movimento, uma vez que percebemos que ela é secundarizada como conteúdo da EF, por envolver dimensões que trazem para o ensino outras questões históricas e culturais relacionados com uma educação do corpo, tais como a religiosidade, as questões de gênero e de papéis sociais. Gallardo e Ehrenberg (2005), afirmam que a dança pode ser trabalhada estabelecendo uma relação cultural, além da associação com um corpo exclusivamente biológico.

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