Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016: O ESPORTE E SEUS VALORES NO CONTEXTO ESCOLAR
Renata Nishimura Guerra Cavalcanti, Isabela Inês Leonardo Pereira, Matheus de Macedo Assunção, Maria Aparecida Dias

Última alteração: 2017-06-02

Resumo


INTRODUÇÃO
A experiência do discente no campo de atuação profissional durante sua graduação é essencial para uma formação contextualizada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza isso de maneira única, através da atuação no campo de trabalho aliada a momentos de planejamento, discussões e reflexões acerca do desenvolvimento das atividades de bolsistas de iniciação à docência, supervisores e orientadores. O presente relato tem por objetivo descrever uma experiência de desenvolvimento do conteúdo esporte a partir da temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

METODOLOGIA
As aulas aconteceram na Escola Estadual Vigário Bartolomeu, localizada no bairro de Morro Branco na cidade de Natal/RN. A intervenção foi realizada no turno vespertino, no qual funcionam apenas 4 turmas, sendo uma de cada série do Ensino Fundamental II. O conteúdo foi sistematizado utilizando 16 aulas, todas no 2º bimestre, correspondendo aos meses de maio a julho de 2016. Essa temática foi selecionada em função de sua relevância social, em especial no ano que nosso país tornou-se sede de tão importantes eventos.

DESCRIÇÃO
Inicialmente, a proposta de trabalho foi apresentada e foi explanado um relato histórico dos Jogos Olímpicos através de vídeos e discussões orais. Além disso, foram apresentados todos os esportes olímpicos. Após conhecer o contexto do megaevento, os alunos puderam selecionar através de votação três esportes para serem aprofundados e vivenciados pelo grupo no decorrer do bimestre. Concomitante à vivência dos esportes, a cada encontro conversávamos com os alunos sobre os valores olímpicos (amizade, respeito e excelência) e como eles poderiam estar presentes em sua vida. Para ilustrar os valores olímpicos utilizamos os cartazes disponibilizados pela organização dos Jogos Rio 2016 em seu site.
A mesma dinâmica aconteceu com os Jogos Paralímpicos. Uma preocupação do grupo foi sensibilizar os alunos para que os dois eventos tivessem igual relevância, proporcionando uma reflexão e um amadurecimento sobre como nós, como sociedade, incluindo a mídia como uma potente influenciadora, desconhecemos e desvalorizamos os Jogos Paralímpicos. As discussões sobre os valores paralímpicos (determinação, coragem, igualdade e inspiração) reforçaram ainda mais essa reflexão.
Como parte da avaliação foi proposto para as turmas de 6º e 7º ano, que cada aluno escolhesse um valor olímpico ou paralímpico e retratasse como ele está presente em sua vida através de um desenho. Também foi solicitada uma produção textual justificando a sua produção artística. Esta avaliação foi realizada em parceria com as disciplinas de artes e língua portuguesa. Já para as turmas de 8º e 9º, cada uma das turmas deveria escolher um valor olímpico ou paralímpico e produzir coletivamente uma peça teatral sobre este valor. A culminância deste trabalho aconteceu nos Jogos Interclasse, em que os alunos vivenciaram uma competição de diferentes modalidades esportivas. Na abertura dos Jogos, as turmas de 8º e 9º ano apresentaram as peças e foi aberta a exposição dos desenhos dos alunos do 6º e 7º ano.
Após a apresentação das peças nos reunimos com os alunos do 8º e do 9º ano, e realizamos uma avaliação. Cada aluno falou de seu envolvimento na produção da peça, o que foi mais difícil e o que poderia ter sido diferente. Logo depois, concluindo sua autoavaliação, cada aluno se deu uma nota, registrando em um papel. Avaliaram também um colega de sala com relação ao seu envolvimento na atividade proposta, tendo a oportunidade de refletir sobre a responsabilidade que é julgar o trabalho de alguém, sem sofrer a influência de sentimentos como amizade ou a falta de afinidade pessoal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos como muito válida essa experiência, na medida em que trouxe para a realidade de cada aluno os valores propostos pelos jogos, sensibilizando-os, além de ter proporcionado uma forte interação entre a comunidade escolar. Além disso, os alunos puderam conhecer e vivenciar diversos esportes e participar de uma competição esportiva nos moldes dos Jogos. Através do modelo de avaliação adotado buscamos proporcionar também uma oportunidade de reflexão e amadurecimento, buscando assim, tornar significativa a experiência para nossos alunos.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Dica de leitura. Disponível em Acesso em junho e julho de 2016.

Texto completo: PDF