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PROJETO INTEGRAÇÃO PET E ESCOLA: PRIMEIRAS INCURSÕES NO ENSINO DA CAPOEIRA
Gabriel Vighini Garozzi, Gabriel Firme dos Santos, Mayara Damacena Pinheiro, Jean Carlos Freitas Gama

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


O texto nasce de um projeto do PET Educação Física (EF), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), procurando oferecer aos alunos dos cursos de EF e para comunidade externa, algumas práticas da Cultura Corporal de Movimento (CCM). Entre as experiências do ano de 2016, realizamos o ensino da capoeira para a educação fundamental, com alunos de uma escola no regime de educação integral . Recebemos no Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) um grupo de 8 crianças, meninos e meninas, com idade entre 8 e 10 anos. Nos elementos propostos destacamos a história da capoeira, o trabalho em grupo e individualmente, o ritmo, a musicalidade, a coordenação motora, a consciência corporal, a criação de movimento, a improvisação e as acrobacias. No projeto foram discutidos elementos históricos que caracterizam a polissemia da capoeira. O trabalho se justifica pela necessidade de se pensar a capoeira e a suas especificidades como elemento da CCM, que pode ser secundarizada, por envolver questões históricas e culturais da educação do corpo, a dimensão da luta, do jogo e da dança e da religiosidade. Autores como: Castro Junior, Abib e Sobrinho (2000), ressaltam a importância da capoeira como instrumento pedagógico que possibilita a integração, a confraternização e aprendizagem da solidariedade.

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