Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPERVISORES
Neyse Luz Muniz, Martha Lenora Queiroz Copolillo, Maria Cristina Moreira

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


Este trabalho é fruto de pesquisa realizada por três coordenadoras de área do Pibid – Educação Física- UFF com os supervisores parceiros, professores de Escolas Públicas no Município de Niterói. A partir desse diálogo escolhemos investigar com esses supervisores se suas práticas pedagógicas foram modificadas ou não a partir dos seus envolvimentos no Projeto e, se isso os levou a refletir criticamente acerca dos Cursos de Graduação nos quais se formaram professores de Educação Física. Para isso utilizamos entrevistas abertas nas conversas com os professores considerando que esses instrumentos são passíveis de negociações entre os sujeitos envolvidos e, portanto, encharcados de elementos subjetivos construídos a partir das diferentes inserções socioculturais e institucionais dos pesquisadores e dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada em 8 escolas com a participação de 9 supervisores em torno de uma problematização envolvendo sua ação pedagógica e formação docente. Os resultados dessa pesquisa mostram que a participação dos docentes supervisores no PIBID – Educação Física da UFF promoveu transformações significativas na prática cotidiana desses professores, uma vez que em suas falas dizem que essa experiência permitiu um repensar a cerca de sua práxis pedagógica e a aquisição de novos conhecimentos criando espaço para reflexão de sua prática cotidiana; o que os motivou a buscar uma melhor qualificação se inserindo em cursos de pós-graduação e mestrado. A parceria escola/universidade se mostrou de grande relevância para qualidade da educação básica e formação continuada dos professores que nela atuam.

Texto completo: PDF