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A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Naiá Márjore Alves, Alcir Horácio Silva

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo a organização do trabalho pedagógico na Educação Física escolar e faz parte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás. O problema que elencamos é: “Quais os limites e as possibilidades para a implementação da proposta pedagógica de Educação Física a partir da Pedagogia Histórico-Crítica?” Assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar e analisar os limites e possiblidades para a implementação de uma proposta pedagógica de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico do Centro Educacional de Período Integral Honestino Monteiro Guimarães (CEPI-HMG), na cidade de Itaberaí, GO. A pesquisa, já autorizada pelo Comitê de Ética da UFG, encontra-se na fase de observação das aulas. Uma análise preliminar indica que predomina nas aulas de Educação Física uma pedagogia reprodutivista, com ênfase no paradigma da aptidão física.

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