Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE 18 DO ESTADO DA BAHIA
Lucas Rodrigo Lima dos Santos, Adrielle Alves Santos, Martha Benevides da Costa

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objeto os Conteúdos da Educação Física nas escolas estaduais localizadas no Território de Identidade 18 do Estado da Bahia e foi realizada com bolsa de iniciação cientifica do CNPQ no período 2015-2016. O objetivo geral foi identificar os conteúdos da Educação Física concretizada nas escolas estaduais dos municípios do Território de Identidade 18/Litoral Norte e Agreste Baiano do Estado da Bahia, bem como analisar os critérios para selecioná-los e as perspectivas de Educação Física a eles vinculadas. Foram objetivos específicos compreender a definição de currículo e o estado da arte do conhecimento produzido acerca do currículo de Educação Física nas Escolas; identificar os fatores considerados por professores/as e escolas como fundantes para selecionar os conteúdos da Educação Física nas escolas estaduais do território de identidade 18/Litoral norte e Agreste da Bahia; e, analisar a relação dos conteúdos selecionados com as teorias pedagógicas da Educação Física e se justificam a Educação Física na Escola como componente curricular legitimo.

METODOLOGIA
A pesquisa está vinculada ao estudo Levantamento da Educação Física nas Escolas Públicas Estaduais Localizadas no Território de Identidade 18 do Estado da Bahia/Litoral Norte e Agreste Baiano e foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNEB. Tratou-se de pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada na instituição de maior porte de cada município, os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semi-estruturada e questionário semiaberto. As entrevistas foram analisadas fazendo uso da técnica de Análise de conteúdo temática, tal qual proposta por Minayo (2006). E os questionários foram analisados com Análise Estatística Descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
O conteúdo central é o esporte. Quando observados os critérios para seleção dos conteúdos da Educação Física aparecem de modo mais significativo os esportes, os documentos da Secretaria de Educação e a ideia de vida saudável. Quanto aos objetivos de ensino e aprendizagem, os professores dizem tentar trazer algo atual inserido na realidade dos alunos, mas que dependem da infraestrutura da escola. Ainda em relação aos objetivos de trabalho com a Educação Física nas escolas, a dimensão do corpo, da saúde e do bem-estar se repete entre os argumentos dos diretores escolares. A Educação Física continua sendo centralizada em modalidades esportivas e outras experiências, como jogos, ginásticas, lutas, danças, capoeira, que compõem o universo cultural que se manifesta corporalmente, são menos conhecidas. Os conteúdos e os critérios remetem a perspectivas de Educação Física enraizadas historicamente e que utilizam o universo esportivo e a prática da atividade física para justificá-la na escola.

CONCLUSÕES
Os conteúdos concretizados nas aulas de Educação Física são os esportes, ginástica, dança, saúde e alimentação. Mas o esporte é predominante como conteúdo trabalhado pelos professores, o que remete à Educação Física de uma fase tecnicista. O esporte é um conteúdo específico da Educação Física, mas limitar o acesso a outros conhecimentos faz com que ainda seja necessário buscar meios de ampliar a tematização de suas especificidades nos conteúdos para que fato se torne legitima.

REFERÊNCIAS
BRACHT, Valter. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da Educação Física como componente curricular. In: CAPARRÓZ, Francisco Eduardo. Educação Física Escolar: Política, investigação e Intervenção. Vitória: Proteoria, 2001.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

JESUS, Adriana Regina. Currículo e Educação: Conceito e Questões no Contexto Educacional. Anais do Educere PUC, São Paulo, 2008.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 9. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1996.

SOUZA JUNIOR, M. O saber e o fazer pedagógicos da Educação Física na cultura escolar: o que é um componente curricular? In: CAPARROZ, F. E. (Org.). Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção, v. 1. Vitória: Proteria, 2001.

Texto completo: PDF