Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO
Pablo Mattos Santos, Ronildo Stieg, Amarílio Ferreira Neto

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


Este subprojeto se insere nas pesquisas desenvolvidas pelos projetos “Avaliação na educação física escolar: um estudo da formação inicial nas universidades federais”, aprovado no Edital Universal 14/2013, e “Avaliação do ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de educação física: entre prescrições e práticas”, aprovado no Edital Produtividade em Pesquisa – PQ 2015, ambos na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. Em particular, objetiva-se mapear e analisar a produção do conhecimento sobre avaliação do ensino e da aprendizagem na formação inicial, veiculada em periódicos da Educação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que assumirá os periódicos como núcleos informativos. Tem como bases de dados o Scientific Electronic Library Online (Scielo), focalizando os periódicos da Educação com qualis em extratos superiores (A1 e A2), no período de 2000 a 2016. As análises serão organizadas pela bibliometria e conteúdo dos artigos. Para bibliometria será analisado: distribuição dos artigos pelo ano de publicação e sua relação com o periódico, por procedência autoral, por grupo de pesquisa e por temas abordados nos artigos. Para análise dos conteúdos dos artigos será usado o software Iramuteq, com o intuito de organizar uma classificação hierárquica descendente, análise de similitude de palavras presentes nos textos e nuvem de palavras. Esperamos, com este subprojeto, sinalizar os caminhos trilhados pela produção acadêmica da Educação, servindo de suporte para a compreensão do campo da avaliação e da formação inicial.

Texto completo: PDF