Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PUBLICAÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICA CRÍTICA E DA PEDAGOGIA CRÍTICO SUPERADORA NOS ANOS DE 2000 A 2016 NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA.
Jean Divino de Jesus, Anegleyce Teodoro Rodrigues

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar a produção do conhecimento sobre Educação Física escolar com fundamento nas Pedagogias Histórico Critica (PHC) e Crítico Superadora (PCS), considerando as etapas da Educação Básica. Para essas abordagens pedagógicas o papel da escola e da EFe é a socialização do saber cultural e científico sistematizado em uma perspectiva metodológica problematizadora das contradições sociais, das transformações históricas e da defesa de uma escola pública emancipadora para a classe trabalhadora.
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). Nesta pesquisa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados que utilizaram de maneira implícita (possuem como orientação central) e explícita (apenas citam sem aprofundar) as reflexões referentes à PHC e a PCS. O período de levantamento dos dados refere-se aos anos de 2000 a 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos referente à EFe: EF, escola, escolar, escolarização, ensino, educação básica, educação. Após a separação dos textos por etapa da EB, foram submetidos à busca com as seguintes palavras: PHC e PCS. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 10/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe. Encontramos 36 artigos que fazem referência explícita e implícita à PHC e à PCS, sendo 11 artigos que fazem referência à PHC. Os textos que trazem explicitamente a PHC somam nove artigos: seis textos que tratam da EFe no Ensino Fundamental, dois referentes ao Ensino Médio (EM) e um referente à Educação Infantil (EI). Dois artigos abordam de maneira implícita a PHC. Um com reflexões sobre EM e outro sobre EI. Os periódicos que mais publicaram este tema foram os CF, RMI e RPP com três artigos cada, seguidos da RBCE e RMO, ambos com um texto.
Em relação à PCS, dos 771 artigos publicados sobre EFe foram encontrados 25 que desenvolvem reflexões tendo como base essa referência. Em relação aos artigos que apresentaram de maneira explícita a PCS tivemos um total de 16, sendo oito sobre Ensino Fundamental, sete que tratam da EI e apenas um referente ao EM. Quanto às reflexões implícitas, oito textos direcionam suas questões à EFe no Ensino Fundamental e apenas um à Educação Infantil. Os periódicos que mais publicaram sobre esse tema foram: CF e RMI com oito artigos cada; RPP com cinco artigos; a RMO com três artigos, a RBCE com apenas um artigo.


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em linhas gerais percebe-se o quanto ainda é incipiente a produção do conhecimento sob a fundamentação da PHC na EFe brasileira. Desde sua gênese, no final dos anos de 1970, aos dias atuais temos aproximadamente 36 anos de desenvolvimento, considerando que o movimento renovador da EFe dos anos de 1980 e 1990 teve significativa influência da PHC e da PCS. Observa-se uma tímida expressão dessas concepções comparadas ao conjunto de publicações dos periódicos investigados. Destaca-se também a predominância de estudos que abordam a EFe na etapa do Ensino Fundamental. A EI e principalmente o EM como etapas da EB tem tido pouco atenção por parte da comunidade acadêmica.

Texto completo: PDF