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A TEMÁTICA ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Uma Análise a partir da Abordagem Crítico-Superadora
Ricardo Oliveira da Silva, Valquiria Mendes dos Santos

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Escola; Educação física; Atletismo.

INTRODUÇÃO
Este trabalho é fruto das intervenções com o conteúdo atletismo, decorrente do estágio de Desenvolvimento de ações Pedagógicas na Educação Física Formal II, realizados por estudantes de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV Jacobina-Bahia. As inquietações quanto ao trato do conhecimento atletismo surge a partir da disciplina Atletismo, no qual se percebeu que esse conteúdo ainda é pouco explorado pelos professores de Educação Física na Escola.
Nesse sentido, para o Coletivo de Autores (2012) o atletismo inclui as práticas do correr, saltar e arremessar/lançar, sendo que, essas práticas foram historicamente criadas pelo homem a partir das necessidades culturais.
É valido ressaltar que a compreensão do atletismo enquanto elemento da cultura corporal no âmbito escolar assume dimensões significativas propiciando à reflexão dos problemas intrínsecos na sociedade, além de proporcionar vivências corporais diferentes das dominantes na Educação Física escolar.
O objetivo deste trabalho é socializar as experiências adquiridas no trato com o conteúdo atletismo de forma que possa contribuir com debate e as reflexões em torno da temática.

METODOLOGIA
O trabalho em questão tem como base teórica a abordagem crítico-superadora (Coletivo de Autores, 2012) e a pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2013). O estágio foi realizado em uma escola pública da cidade de Jacobina-BA, sendo que as aulas aconteciam no período vespertino das 13:30 às 16:50 uma vez por semana em duas turmas do 6º ano do ensino fundamental II.
A coleta de dados atendeu aos seguintes procedimentos: 1) observações das atividades desenvolvidas pela professora de Educação Física regente do estágio formal; 2) construção de diário de bordo, proposta de estágio e relatórios; 3) intervenções junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental II com o conteúdo atletismo e 4) entrevista com a professora regente.

ANÁLISE E DISCUSSÃO
Organizamos nossas ações de acordo com os princípios da pedagogia histórico- crítica (SAVIANI, 2013; GASPARIN, 2009). Assim, desenvolvemos nosso trabalho educativo da seguinte forma: 1) prática social inicial, onde procuramos identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo atletismo através de uma construção textual; 2) problematização, através de questões sobre o atletismo buscamos problematizar fazendo com que elas se “tornassem o elemento-chave na transição entre a prática e a teoria, isto é, entre o fazer cotidiano e a cultura elaborada” (GASPARIN, 2007, p.33); 3) instrumentalização, onde utilizamos textos introdutórios ao atletismo, filmes, documentários e vivências de fundamentos básicos do atletismo considerando as especificidades de cada aluno; 4) catarse, momento em que foi possível a expressão da nova forma de entender o conteúdo, através de desenhos, pinturas, produções de cartazes e experiências corporais e 5) a prática social final a partir de um festival de atletismo no qual contou com o envolvimento de todos na construção dos materiais que seriam utilizados na composição das estações e durante a realização do festival de atletismo.

CONCLUSÕES
Entendendo o estágio supervisionado como uma importante experiência na formação inicial em que é visado a aproximação com os aspectos ligadas à docência, ressaltamos que o mesmo nos proporcionou novas experiências, visto que sentimos a necessidade de uma postura mais proativa e criativa para sanar situações-problemas que surgiram no decorrer das aulas, uma vez que, até então o nosso contato com o ensino fundamental se deu a partir do estágio de observação.
Tem-se como pontos positivos o auxílio da abordagem crítico-superadora, esta que nos direcionou para a superação gradativa do trato relegado a Educação Física no contexto escolar, objetivo este que durante o estágio de intervenção foram materializados na proposição de um conteúdo pouco visto na escola, o trato com este conhecimento e as inter-relações promovidas entre o conteúdo e a realidade social.


REFERÊNCIAS
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GASPARIM, João Luíz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

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