Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E APONTAMENTOS
Yedda Maria Caraçato

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica (LDBEN - Lei n.9394/96), tendo como objetivo garantir o desenvolvimento integral de todas as crianças “[...]2012). Tendo essa compreensão objetivou-se trazer reflexões acerca dos currículos vigentes de licenciatura em Educação Física dos Institutos superiores de ensino público do Paraná, a partir dos currículos vigentes nos IES, tendo como objetivo buscou-se verificar qual a incidência de trabalho com a Educação Infantil nos cursos de licenciatura em Educação Física. Caracterizada como sendo uma pesquisa do tipo descritiva (Gil,2008), pesquisou-se as disciplinas dos currículos vigentes dos cursos de licenciatura em EF nas IES públicas do estado do Paraná, sendo que a busca dos resultados que se deu a partir dos currículos nos quais se evidenciou uma lacuna em questão a disciplinas relacionadas com a educação física infantil, das Instituições (IES) pesquisadas : UEL, UENP, UFPR, UEPG, UNIOESTE e UEM encontramos disciplinas cujo enfoque está centrado nas temáticas: desenvolvimento e aprendizagem infantil; políticas educacionais e estágio curricular supervisionado. Entretanto, esses dados indicam fragilidades no desenvolvimento das implementações do campo da formação docente para atuação no campo da Educação Infantil um vez que é preciso conhecimento aprofundado acerca dessa temática relacionada a área de intervenção da educação física na educação infantil.

Texto completo: PDF