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UMA ANÁLISE DAS AULAS TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE SEROPÉDICA
Isabella Cásseres, Renan Oliveira

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


Introdução: A Educação Física vem sendo ainda abordada nas escolas, tradicionalmente, objetivando metodologias que se relacionem apenas com a prática, seguindo um modelo pedagógico antigo que, apesar das críticas, continua a ser perpetuado. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um relato de experiência vivido por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no que tange às aulas teóricas de Educação Física, bem como sua aplicação em uma escola pública de nível médio no município de Seropédica/RJ. Metodologia: O presente trabalho teve como ponto de partida a problemática da importância da presença das aulas teóricas, bem como suas motivações no currículo de Educação Física na escola, sendo baseado e produzido através das experiências observadas e análise das vivências dos alunos bolsistas do PIBID em uma instituição de ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Análise e Discussão: Considerando a cultura da educação física como sendo uma matéria estritamente prática e esportivista, percebe-se que os alunos não identificam a disciplina como uma ciência que possui objeto de estudo próprio e que aborda questões inerentes ao bem estar, cuidados com o corpo e mente, relações sociais e profilaxia da saúde em geral. Conclusão: Fica evidenciado a dificuldade de romper a tradição das atividades exclusivamente práticas, reafirmando a cultura ainda atual da Educação Física onde os alunos não veem sentido nas aulas compostas apenas por teorias.

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