Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
As aulas de Educação Física recebem a Copa do Mundo no Brasil
Rebeca Signorelli Miguel, Elaine Prodócimo

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


O ano de Copa do Mundo no Brasil, 2014, foi emblemático para o país. O futebol, considerado paixão nacional, comove, e aqui “O apelo aos Jogos Olímpicos não é tão intenso entre nós quanto o da Copa do Mundo” (VAZ; BASSANI, 2013, p.90). Segundo Sávio Assis de Oliveira (2009), no Brasil não há quem não seja atingido, a cada quatro anos pela grande mobilização que é a participação da seleção brasileira neste evento.
Por se tratar de uma competição esportiva de tanto destaque social que evidencia o futebol, a disciplina Educação Física não poderia negligenciar tal acontecimento. A escolha pela forma de tratá-lo nas aulas foi na busca de um estudo aprofundado e não de seu enaltecimento esvaziado de reflexão, entendendo que este deve ser o papel da escola na sociedade.
O estudo da Copa do Mundo nas aulas de um nono ano do Ensino Fundamental foi planejado com o objetivo de evitar “[...] gerar uma população passiva que apenas consuma os espetáculos esportivos e os produtos a eles associados de forma acrítica, sem possibilidade de maiores conhecimentos e, sobretudo, de prática” (DAOLIO, 2013, p.135).
O objetivo desta pesquisa foi a promoção de um estudo reflexivo e crítico da Copa do Mundo, com ênfase na edição brasileira de 2014, nas aulas de Educação Física de uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município no estado de São Paulo. Este estudo durou aproximadamente dois meses, durante as três aulas da semana desta disciplina, e foi realizado anteriormente à Copa do Mundo de 2014. As aulas, que duravam 50 minutos, foram teórico-práticas, de acordo com o planejamento dos estudos, e contaram com avaliações de diversos tipos e a realização de registros realizados pelas/os alunas/os, disponibilizados publicamente na escola para ser compartilhado com as outras séries.
As aulas foram planejadas, tendo como norte a questão importante colocada por Bracht e Almeida (2013, p. 140):
Nosso desafio repousa na seguinte pergunta: Como lidar com um fenômeno tão poderoso, o esporte (e os seus megaeventos), sem a ele sucumbir? [...] como a Educação Física Escolar pode se relacionar com o esporte (e os seus megaeventos) sem se submeter aos seus imperativos?
Primeiramente foram levantadas duas “frentes” de estudo: o futebol e os megaeventos esportivos. Destas, se abriram grandes temas a serem estudados nas aulas: gênero e futebol, jogos de pedipulação, história do esporte e do futebol, tática e técnica do futebol (na Educação Física escolar), nacionalismo e o futebol, mídia e esporte e, Copa do Mundo e as transformações sociais.
Os temas foram planejados nas aulas, de forma a se espiralarem, com a ideia dos princípios curriculares da “simultaneidade dos conteúdos enquanto dados da realidade” e da “espiralidade da incorporação das referências do pensamento” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.32 e 33).
As/os alunas/os mostraram saber opinar de forma questionadora e crítica em relação ao que estava sendo estudado, demonstrando também extremo interesse no assunto. Com esta posquisa foi possível concluir que é de extrema importância a escola assumir um papel na sociedade que não vá ao encontro das análises e exaltações simplistas que as grandes mídias apresentam quando se trata dos esportes e seus megaeventos, como a Copa do Mundo. Além disso, confirmou o papel da Educação Física escolar de promover estudos aprofundados e críticos acerca das práticas corporais, que dialoguem com a realidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio. O “novo” interesse esportivo pela escola e as políticas públicas nacionais. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos esportivos trazem para a Educação Física Escolar. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 89, p. 131-143, jan./jun. 2013.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física escolar e megaeventos esportivos: desafios e possibilidades. Fórum Permanente “Megaeventos Esportivos e Educação Física Escolar: desafios e possibilidades para a escola”, UNICAMP, Campinas, maio 2013.
VAZ, Alexandre Fernandez; BASSANI, Jaison José. Esporte, Sociedade, Educação: Megaeventos esportivos e Educação Física escolar. Impulso, Piracicaba, 23(56), 87-98, jan.-abr. 2013.

Texto completo: PDF