Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MONITORIA: O DESPERTAR A DOCÊNCIA
Luciane de Aguiar, Bruna Corrêa, Carmen Faro

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


MONITORIA: O DESPERTAR DA DOCÊNCIA.
TEACHER ASSISTANT: THE AWAKENING TO TEACHING
MONITOR: EL DESPERTAR DE LA ENSEÑANZA

Bruna Nayara Peres Corrêa (UEPA),
brunaperes00@hotmail.com
Luciane Cristina Farias de Aguiar, Escola Superior Madre Celeste
(ESMAC), lucianec.f.a@gmail.com
Carmen Lilia da Cunha Faro, Universidade do Estado do Pará (UEPA),
lili.cf@terra.com.br

PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial; Monitoria; Docência.

INTRODUÇÃO
A monitoria tem como objetivo fomentar o processo de aproximação discente da formação inicial à docência, estimulando a ampliação e aprofundamento do conhecimento na vida acadêmica e assim se aproximando do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.
Deste modo, desenvolveu-se a presente pesquisa durante a vivência no Programa de Monitoria do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (CEDF/UEPA), na disciplina Fundamentos Históricos da Educação Física, Esporte e Lazer, visando aprofundar a compreensão sobre a importância de programas como este para a formação inicial dos graduandos - principalmente para os alunos que cursam licenciatura.
Buscando-se, também, analisar o Programa da Monitoria realizado no CEDF/UEPA; descrever o processo de ensino-aprendizagem implementado na disciplina e identificar quais contribuições para a formação inicial de professores estão contidas nesta práxis.

METODOLOGIA
Este estudo corresponde a um relato de experiência que visa descrever a participação no Programa de Monitoria, realizado por discentes do CEDF/UEPA. Estes discentes vivenciaram a monitoria no período de 29 de agosto de 2016 a 04 de janeiro de 2016, em duas turmas, do primeiro semestre de 2016. Neste trabalho, utilizou-se como fonte de dados, as observações realizadas pelos monitores no período supracitado e consulta a relatórios das aulas ministradas durante o semestre, utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011, p.113) para a interpretação dos dados.

DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES...
Compreende-se por monitoria o processo de aproximação discente da formação inicial à docência. Sendo atribuições do monitor: orientar aos alunos na realização de trabalhos, promover revisões de conteúdo caso lhe seja solicitado, planejar atividades e planos de aula junto ao docente orientador. Estimulando assim, a ampliação e aprofundamento do seu conhecimento na vida acadêmica e aproximando-lhe do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Esta atividade encontra-se regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.° 9.394, que diz em seu Art.84:
“Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” (BRASIL, 1996. p.26).
Especificamente na Universidade do Estado do Pará – UEPA, para a execução do Programa de Monitoria existente, vigora a resolução n.° 2808/15 – CONSUN, que promove a fixação de normas complementares à: discentes, docente orientador, Coordenação de Apoio e orientação Pedagógica (CAOP), departamentos, Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e Centro Acadêmico.
Por meio desta experiência, os discentes monitores, vivenciaram as rotinas da docência de forma mais holística, pois os mesmos, nesta circunstância, realizaram as seguintes atividades: Assessoramento a docente na elaboração dos planos de trabalho e ensino, auxílio à docente durante as aulas; assistência aos alunos sobre trabalhos orientados pelo professor; participação na construção do plano de aula juntamente com a docente; entre outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Contudo, percebeu-se que programas de incentivo como a monitoria, tornam-se fundamentais neste processo de formação, preparando o futuro professor para o desafio de ensinar, fazendo-nos refletir sobre as adaptações em relação ao calendário acadêmico, recursos escassos de materiais e espaço-físico adequado disponíveis ao educador/estudantes, a necessidade de se repensar a prática docente e a elaboração metodológica das aulas, constantemente, aos quais estão sujeitos os acadêmicos monitores e docentes de nível superior. No entanto, a experiência se fez válida e podemos afirmar que os universitários que vivenciam a monitoria têm uma concepção diferenciada da prática do ensino.

REFERÊNCIAS
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Augusto Pinheiro e Luis Antero Reto. Lisboa: São Paulo: Edições 70, 2011.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Normas complementares para execução do Programa de Monitoria no Âmbito de Universidade do Estado do Pará. Resolução n° 2808/15-CONSUN, 18 de Março de 2015, Belém.
BRASIL, Lei de diretrizes e bases da Educação. Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Texto completo: PDF