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DISCUSSÃO DE GÊNERO DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Última alteração: 2017-07-02
Resumo
Pesquisa cujo objetivo foi investigar a produção acadêmica sobre gênero fazendo um levantamento e análise das monografias impressas e digitais desenvolvidas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), no período que compreende o início da sistematização desses documentos na unidade acadêmica até o ano de 2016.
A pesquisa identificou as demandas, os objetivos, os referencias utilizados e as análises realizadas, no sentido de compreender o que se produz sobre o tema e porquê. Observando-se que professoras/es e profissionais da Educação Física mantém a distinção de gênero nas escolas e em outros ambientes de práticas corporais, devido ao pouco subsídio teórico em estudos feministas e de gênero ou mesmo a ausência da temática gênero no currículo de formação; e assim produzem a invisibilidade dos direitos humanos, havendo, sobretudo, a (re)produção de aulas e falas docentes sexistas dentro da universidade.
A pesquisa identificou as demandas, os objetivos, os referencias utilizados e as análises realizadas, no sentido de compreender o que se produz sobre o tema e porquê. Observando-se que professoras/es e profissionais da Educação Física mantém a distinção de gênero nas escolas e em outros ambientes de práticas corporais, devido ao pouco subsídio teórico em estudos feministas e de gênero ou mesmo a ausência da temática gênero no currículo de formação; e assim produzem a invisibilidade dos direitos humanos, havendo, sobretudo, a (re)produção de aulas e falas docentes sexistas dentro da universidade.
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