Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CORPO, EPISTEMOLÓGICA E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA"
Moaldecir Freire Domingos, Antônio Monteiro Carlos Sobrinho, Lidiane da Silva Miranda, Rita de Kássia de Lima Silva Nascimento, Antônio Lucas Santana Barreto

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


Nosso estudo busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física a partir de uma leitura fenomenológica da obra “Introdução a didática da educação física”, do professor Alfredo Gomes de Faria Junior. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, fundamentada no processo de interpretação segundo Merleau-Ponty (2006), principalmente, por termos nesse filósofo francês nosso referencial sobre corpo. Como resultados e discussões, nota-se na obra contradições, pois há indícios da concepção do corpo como objeto, mas momentos que considera o corpo como sujeito. Essas são as primeiras impressões de uma pesquisa andamento que encontra nessa obra avanços e limites da didática da educação física brasileira.

Texto completo: PDF