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EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA BRINQUEDOTECA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO NORTE DO BRASIL E A PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Rosani Morais Oliveira

Última alteração: 2017-07-02

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais Meio Ambiente, aborda entre outros assuntos a capacidade de intervenção do homem no meio em que vive e os conflitos gerados nos espaços e recursos utilizados pelos mesmos. O descarte de resíduos sólidos é uma questão relevante debatida entre os especialistas, no que se refere aos impactos causados ao meio ambiente pela ação do homem. O programa de educação ambiental desenvolvido na brinquedoteca do Curso de Educação Física de uma Universidade Pública no Estado do Pará proporciona nos espaços de lazer, produção de fantoches e brinquedos ecológicos a partir da reutilização de embalagens acartonadas da empresa Tetra Pak ou SIG Combibloc, mais conhecida como caixas de leite “longa vida”. O objetivo geral desse programa é valorizar o meio ambiente por meio do brincar e da produção de brinquedos ecologicamente responsáveis, para isso, necessário se faz utilizar recursos pedagógicos alternativos nas praticas lúdicas; exercitar a criatividade a partir da produção de brinquedos alternativos; formar conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio do brinquedo e da brincadeira. As etapas no ciclo de oficinas foram planejadas e organizadas para as seguintes dimensões (Libâneo, 1994), Temática I Identificando o problema, nessa etapa buscou-se conhecer os principais problemas ocasionados pelos materiais descartados no meio ambiente, ministrada por profissional da área da Pedagogia; Temática II teve a confecção de tabelas indicando o tempo de degradação dos principais grupos de materiais descartados no meio ambiente, essa etapa foi ministrada pela equipe de trabalho da Brinquedoteca, acadêmicos de Educação Física, professores e freqüentadores da mesma; Temática III confecção do fantoche e brinquedos com utilização de caixas de leite “longa vida”, nessa temática teve a presença de profissional da pedagogia e acadêmicos de Educação Física; Temática IV resignificando o brincar, para essa etapa foi organizado espaços com várias possibilidades de brincadeiras utilizando fantoches e brinquedos confeccionados na oficina, nesse momento as ações foram executadas por acadêmicos bolsistas da brinquedoteca do Curso de Educação Física. Ligar a questão ambiental à arte de fazer brinquedos e brincadeiras, socializando conhecimentos sobre a realidade ambiental vivida no norte do Brasil, articulada ao contexto do ensino-pesquisa-extensão no ensino superior, oportunizou aos frequentadores da brinquedoteca ressignificar conceitos e mudanças de atitudes a respeito do tema, construindo assim saberes sobre a mesma, intervindo nesta realidade, fazendo-se assim sujeito histórico em seu próprio ambiente.

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