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AS REPRESENTAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Patric Paludett Flores, Vânia de Fátima Matias de Souza, Ana Luiza Barbosa Anversa, Luciane Cristina Arantes da Costa, Roseli Terezinha Selicani Teixeira, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


O presente trabalho objetivou identificar as representações do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) para o processo de formação inicial no curso de Licenciatura em Educação Física. Uma vez que, entende-se que neste momento da formação, o futuro docente irá experienciar, conhecer, vivenciar e se aproximar da sua área/campo de atuação. Esta investigação se sustenta a partir de uma metodologia de cunho qualitativo do tipo descritiva. Para responder ao objetivo proposto no estudo, compuseram o grupo pesquisado, 35 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), os quais realizaram o ECS I nos níveis de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A coleta e tratamento dos dados se deram a partir da análise dos Diários de Classe dos estagiários, a partir dos indicativos da análise de conteúdo. A partir da análise, destaca-se que o primeiro contato com a realidade profissional na condição de estagiário originou representações “doces” e “amargas” durante esse processo. Nesse sentido, tal processo perpassa desde a compreensão da dinâmica escolar a aspectos da socialização profissional, os quais se tornam fatores significativos no processo de construção da identidade docente.

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