Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS AFRO-BRASILEIROS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESTUDOS SOBRE A CAPOEIRA
Isabela Talita Gonçalves de Lima, Lívia Tenorio Brasileiro, Élen Laura Figueirôa André da Silva

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


O estudo objetiva: analisar como a capoeira se destaca na produção de conhecimento sobre os conteúdos de matriz afro-brasileira na área de Educação Física Escolar. A temática surgiu a partir de uma análise de um banco de dados que aborda a categorização de artigos que tratem sobre os conteúdos afro-brasileiros nos periódicos da Educação Física. Neste, percebemos que a capoeira é bastante explorada, e principalmente na tematização da Educação Física Escolar. Diante desse fenômeno, nos propusemos a refletir sobre quais são as características que este conteúdo expressa nas produções sobre as relações étnico-raciais na área Educação Física.

Texto completo: PDF