Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Josélia Ribeiro De Lima, Marcia Cozani

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar quais recursos pedagógicos foram adotados durante o ensino de um aluno com deficiência visual nas aulas de educação física. Esta pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, envolveu um participante com cegueira congênita.Os parâmetros de análise foram: conteúdo das aulas, objetivos da atividade, adaptações de materiais e recursos pedagógicos das aulas analisadas de basquete e atletismo.As estratégias utilizadas para que o aluno pudesse realizar as atividades nas aulas foram importantes para a des/construção des praticas pedagógicas normativas. Através deste estudo foi possível discutir e problematizar as contribuições da educação física no processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto escolar.

Texto completo: PDF