Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER NAS GESTÕES 2009-2016 NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA
Vivianne Costa Koltermann, Natalia de borba nunes, joão francisco magno ribas

Última alteração: 2017-07-13

Resumo


O município de Santa Maria surge como um dos municípios da região central que apresenta uma secretaria específica responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer desde 2002. De lá para cá foram 4 gestões que propuseram e avaliaram as políticas públicas. O problema central deste estudo consiste em responder a seguinte questão: Quais as características das Políticas Públicas de Esporte e Lazer nas gestões 2009-2016 no Município de Santa Maria, RS, Brasil? Neste estudo, analisaremos as propostas, processo de implementação e resultados das políticas de esporte e lazer no município de Santa Maria, no período de 2009 – 2016.
Assim, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar e analisar, com base na literatura da área, as Políticas Públicas de Esporte e Lazer nas gestões 2009-2016 no Município de Santa Maria, RS, Brasil. Como resultados, percebemos que a participação dos mesmos dentro da SMEL era apenas o vínculo empregatício, pois não havia a discussão das Políticas Públicas de Esporte e Lazer entre os gestores e seus estagiários e professores. Ou seja, não havia uma relação conjunta de planejamento e de políticas. Outro ponto importante que podemos relacionar é que não havia encontros de formação e/ou até mesmo reuniões para que os professores e estagiários pudessem discutir sobre sua formação, seus métodos de trabalho, sobre a Política Pública em si.
Assim, conclui-se que devemos ter essa relação entre o profissional da educação física e o gestor para que a política seja feita de forma correta, pois, assim, evidenciamos todas as práticas e formas de implementação das propostas, para, assim, concretizá-las como política pública.

Texto completo: PDF