Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
QUESTÕES QUE PROVOCARAM INVESTIGAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO POPULAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER
Mauro Castro Ignácio, Marco Paulo Stigger

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


A participação popular nas políticas públicas (PP) é um tema crescente nas mídias, redes sociais e rodas de conversas. No campo dos estudos das PP de Esporte e de Lazer (EeL) também é possível notar tais discussões. Na perspectiva de uma gestão pública societal, como salienta Paula (2005), nas últimas décadas se observa a busca de um novo modelo de gestão participativa, com a ascensão de alianças populares, exigindo mudanças no entendimento sobre a noção de esfera pública.
Isso também está na pauta nas PP de EeL. Através deste trabalho procuramos desenvolver um levantamento das pesquisas que se dedicaram a compreender as PP brasileiras numa perspectiva societal. Nosso objetivo foi analisar questões que provocaram as investigações, com base nos argumentos que sustentaram a introdução (contextualização, problematização e justificativas) dos estudos.

Texto completo: PDF