Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A tematização da ginástica nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio do Instituto Federal
Daniel Teixeira Maldonado

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


1 INTRODUÇÃO
Após intensos debates sobre os objetivos da Educação Física Escolar (EFE), chegamos ao momento onde se entende que a Educação Física (EF) pode ser considerada como um componente curricular, que possui saberes específicos de extrema importância para formação plena do cidadão (BRACHT; GONZÁLEZ, 2014).
Portanto, a EF é o componente curricular responsável pela tematização das manifestações da cultura corporal de movimento, onde os estudantes precisam vivenciar, refletir e transformar de forma autônoma e crítica essas práticas corporais (GONZÁLEZ; FRAGA, 2012).
Relatar experiências que ocorrem nas escolas pode evidenciar uma mudança paradigmática da prática pedagógica dos docentes de EFE. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica onde o docente de EF tematizou a ginástica buscando desenvolver o posicionamento crítico dos estudantes sobre essa manifestação da cultura corporal de movimento.

2 METODOLOGIA
Foi realizado um relato de experiência, que pode ser considerado como registros das atividades docentes realizadas com os estudantes com o objetivo de construir novos conhecimentos. Nele deve ser mostrado o planejamento do professor, suas observações e reflexões durante as aulas, para que esse profissional possa aprimorar a sua prática pedagógica e compartilhar as suas experiências com outros docentes (DELMANTO; FAUSTIONI, 2009).
Essa experiência pedagógica foi realizada com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus São Paulo, durante o quarto bimestre de 2016. Cada turma continha entre 40 e 50 estudantes que faziam o curso técnico de Mecânica e Eletrônica integrado ao Ensino Médio.
Para descrever esse relato de experiência foram utilizadas as fotos das aulas, os trabalhos dos estudantes, as filmagens das coreografias elaboradas pelos alunos e as anotações realizadas pelo docente no seu diário de campo.

3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES...
Para iniciar as aulas foi realizado um diagnóstico sobre as práticas corporais que os estudantes ainda não tinham tido contato nas suas aulas de EFE. Esse mapeamento mostrou que os alunos ainda não conheciam de forma aprofundada as lutas e as ginásticas. Escolheu-se tematizar as ginásticas por conta da curiosidade dos jovens com as atividades relacionadas com a musculação e por conta das apresentações de ginástica que foram mostradas pela mídia durante as Olimpíadas.
Nessa experiência educativa foram realizadas aulas expositivas sobre os benefícios e os riscos da musculação para adolescentes. Os estudantes trouxeram para a escola uma garrafa pet de 600 ml com areia e diversificados exercícios de musculação foram realizados na quadra. Para finalizar, os jovens pesquisaram em academias de musculação a opinião dos professores sobre a realização da musculação para crianças e adolescentes e os valores que esses locais cobravam para realizar esse treinamento.
Após terminar esse momento os estudantes assistiram vídeos de competições oficiais das ginásticas (artística, rítmica e acrobática), vivenciaram fundamentos dessas práticas corporais, criaram os aparelhos da ginástica rítmica com materiais alternativos e elaboraram uma coreografia de ginástica geral com elementos de todas essas ginásticas. Além disso, nessa apresentação, era necessário realizar uma reflexão sobre temas que incomodavam os jovens na sociedade.
Os temas escolhidos pelos alunos foram: racismo, machismo, homofobia, utilização de anabolizantes nos esportes, desigualdade social e ocupação das escolas. Após as apresentações foram realizados debates sobre os temas das coreografias.


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao finalizar essas aulas foi possível perceber que os estudantes compreenderam sobre a produção científica que envolve a realização da musculação para adolescentes, além de vivenciar diversificados exercícios dessa prática corporal. Nas coreografias de ginástica geral os alunos utilizaram elementos de diversas ginásticas e se posicionaram criticamente sobre os temas que assolam a sociedade contemporânea.

5 REFERÊNCIAS
BRACHT, V.; GONZÁLEZ, F. J. Educação Física Escolar. In__GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico da Educação Física. 3ª ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In__GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.
GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.

Texto completo: PDF