Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIA DAS ATIVIDADES CIRCENSES: QUANDO PAIS TORNAM-SE APRENDIZES DE SEUS FILHOS
Leonora Tanasovici Cardani, Gabriel da Costa Spolaor, Teresa Ontañón Barragán, Gilson Santos Rodrigues, Marco Antonio Coelho Bortoleto

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


Acostumados a categorizar, vemos que as experiências educativas intergeracionais, têm se mostrado escassas. Dessa maneira, propusemos uma aula aberta para pais (e/ou responsáveis) de alunos do projeto de extensão universitária: “Atividades circenses para crianças” da Faculdade de Educação Física da Unicamp. O referido projeto atende crianças da comunidade da universidade e na aula aberta pais, mães, avós, etc participam de uma aula conduzida pelas crianças. Ao final de uma aula dessa realizada no 2º semestre de 2016, solicitamos a todos um depoimento por escrito sobre a experiência da aula. Este estudo é o recorte inicial de uma pesquisa mais ampla ainda em desenvolvimento, mas entendemos ser possível afirmar que o apoio dos “pais” é crucial no processo educacional. Percebemos que o Circo pode ajudar a “desconstruir” a autoridade do adulto, mostrando que todos podem tornar-se professores, todos podem aprender e que compartilhar uma experiência educativa-artística ajuda a enriquecer o processo.

Texto completo: PDF