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AS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS EM PROPOSTAS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Isabela Talita Gonçalves de Lima, Samara Rúbia Silva, Lívia Tenorio Brasileiro

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar como se apresenta as danças de origem afro-brasileiras em propostas curriculares da Educação Física do Estado de Pernambuco, tomando como referência a lei n. 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. No que diz respeito ao tratamento dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo categorial por temática de Bardin (2011), obtendo como categoria analítica: a legislação referente a legitimação da cultura afro-brasileira na escola, buscando no referencial teórico estabelecer nexos desta com a Educação Física.
No campo documental emergiram as categorias empíricas: As danças afro-brasileiras; e as duas propostas curriculares mais recentes da Rede Estadual de Pernambuco (2010; 2013).

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