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O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Última alteração: 2017-06-19
Resumo
1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Infantil (EI), no contexto da Educação Básica (EB). Do ponto de vista legal, a EI é a primeira etapa da EB e tem como finalidade o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos de idade, em uma perspectiva de integralidade e indivisibilidade complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 2013, p. 80).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EI: EI, infância, jogo, brincadeira, pré-escola e pré-escolar. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe na EI foi de 94 textos, sendo 26 dos CF da RBCE, 21 da RPP, 17 da Motrivivência, 20 da Movimento e 10 textos da RBCE. A análise inicial dos textos permitiu classificá-los em cinco categorias: relatos de pesquisa; relatos de experiência; entrevista; resenha e propostas pedagógicas. Da amostra total encontramos um conjunto de 67 relatos de pesquisa, sendo que a RPP, publicou 20 artigos sobre EI, seguida pela Movimento, com 17, a Motrivivência com 15, os CF com nove e a RBCE com seis. Dos 21 relatos de experiência, os CF saem na frente com 16 trabalhos, em seguida, aparece a RBCE com dois. A RPP, a Motrivivência e a Movimento com um trabalho cada. Na categoria resenhas e entrevistas, a RPP, a Movimento e os CF apresentam um item cada. E somente a RBCE trouxe duas propostas pedagógicas.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se que a EI tem sido um tema marginal com poucas publicações nos periódicos nacionais. Apesar disso, os textos publicados são majoritariamente relatos de pesquisa. A análise dos resumos, palavras-chave e títulos mostrou que os tipos de pesquisa mais utilizados foram as investigações de campo (descritivas, etnográficas, pesquisa-ação e estudo de caso) e os estudos bibliográficos e análise documental. Quanto ao tema de pesquisa mais recorrente destacamos, primeiro, a legitimidade e o papel da EF na EI. Em segundo, a discussão do conteúdo jogos e brincadeiras, em terceiro, movimento e desenvolvimento motor. Quanto aos relatos de experiência, os temas principais foram: descrições de práticas pedagógicas que abordam conteúdos, metodologias de ensino e planejamento e exposições de práticas de estágio supervisionado na EI. Concluímos que apesar da EF estar presente como componente obrigatório da EB, desde a LDB de 1996, parece não ter se consolidado efetivamente na EI. Ainda assim, há um crescente interesse por esse campo, do ponto de vista acadêmico e da socialização das práticas pedagógicas implementadas pelos professores que atuam nessa etapa.
5 REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Infantil (EI), no contexto da Educação Básica (EB). Do ponto de vista legal, a EI é a primeira etapa da EB e tem como finalidade o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos de idade, em uma perspectiva de integralidade e indivisibilidade complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 2013, p. 80).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EI: EI, infância, jogo, brincadeira, pré-escola e pré-escolar. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe na EI foi de 94 textos, sendo 26 dos CF da RBCE, 21 da RPP, 17 da Motrivivência, 20 da Movimento e 10 textos da RBCE. A análise inicial dos textos permitiu classificá-los em cinco categorias: relatos de pesquisa; relatos de experiência; entrevista; resenha e propostas pedagógicas. Da amostra total encontramos um conjunto de 67 relatos de pesquisa, sendo que a RPP, publicou 20 artigos sobre EI, seguida pela Movimento, com 17, a Motrivivência com 15, os CF com nove e a RBCE com seis. Dos 21 relatos de experiência, os CF saem na frente com 16 trabalhos, em seguida, aparece a RBCE com dois. A RPP, a Motrivivência e a Movimento com um trabalho cada. Na categoria resenhas e entrevistas, a RPP, a Movimento e os CF apresentam um item cada. E somente a RBCE trouxe duas propostas pedagógicas.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se que a EI tem sido um tema marginal com poucas publicações nos periódicos nacionais. Apesar disso, os textos publicados são majoritariamente relatos de pesquisa. A análise dos resumos, palavras-chave e títulos mostrou que os tipos de pesquisa mais utilizados foram as investigações de campo (descritivas, etnográficas, pesquisa-ação e estudo de caso) e os estudos bibliográficos e análise documental. Quanto ao tema de pesquisa mais recorrente destacamos, primeiro, a legitimidade e o papel da EF na EI. Em segundo, a discussão do conteúdo jogos e brincadeiras, em terceiro, movimento e desenvolvimento motor. Quanto aos relatos de experiência, os temas principais foram: descrições de práticas pedagógicas que abordam conteúdos, metodologias de ensino e planejamento e exposições de práticas de estágio supervisionado na EI. Concluímos que apesar da EF estar presente como componente obrigatório da EB, desde a LDB de 1996, parece não ter se consolidado efetivamente na EI. Ainda assim, há um crescente interesse por esse campo, do ponto de vista acadêmico e da socialização das práticas pedagógicas implementadas pelos professores que atuam nessa etapa.
5 REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006
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