Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anegleyce Teodoro Rodrigues, Poliana Carvalho Martins, Pollyana Nascimento de Paula, Bruna de Paula Cruvinel, Sissilia Vilarinho Neto

Última alteração: 2017-06-19

Resumo


1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Infantil (EI), no contexto da Educação Básica (EB). Do ponto de vista legal, a EI é a primeira etapa da EB e tem como finalidade o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos de idade, em uma perspectiva de integralidade e indivisibilidade complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 2013, p. 80).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EI: EI, infância, jogo, brincadeira, pré-escola e pré-escolar. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe na EI foi de 94 textos, sendo 26 dos CF da RBCE, 21 da RPP, 17 da Motrivivência, 20 da Movimento e 10 textos da RBCE. A análise inicial dos textos permitiu classificá-los em cinco categorias: relatos de pesquisa; relatos de experiência; entrevista; resenha e propostas pedagógicas. Da amostra total encontramos um conjunto de 67 relatos de pesquisa, sendo que a RPP, publicou 20 artigos sobre EI, seguida pela Movimento, com 17, a Motrivivência com 15, os CF com nove e a RBCE com seis. Dos 21 relatos de experiência, os CF saem na frente com 16 trabalhos, em seguida, aparece a RBCE com dois. A RPP, a Motrivivência e a Movimento com um trabalho cada. Na categoria resenhas e entrevistas, a RPP, a Movimento e os CF apresentam um item cada. E somente a RBCE trouxe duas propostas pedagógicas.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se que a EI tem sido um tema marginal com poucas publicações nos periódicos nacionais. Apesar disso, os textos publicados são majoritariamente relatos de pesquisa. A análise dos resumos, palavras-chave e títulos mostrou que os tipos de pesquisa mais utilizados foram as investigações de campo (descritivas, etnográficas, pesquisa-ação e estudo de caso) e os estudos bibliográficos e análise documental. Quanto ao tema de pesquisa mais recorrente destacamos, primeiro, a legitimidade e o papel da EF na EI. Em segundo, a discussão do conteúdo jogos e brincadeiras, em terceiro, movimento e desenvolvimento motor. Quanto aos relatos de experiência, os temas principais foram: descrições de práticas pedagógicas que abordam conteúdos, metodologias de ensino e planejamento e exposições de práticas de estágio supervisionado na EI. Concluímos que apesar da EF estar presente como componente obrigatório da EB, desde a LDB de 1996, parece não ter se consolidado efetivamente na EI. Ainda assim, há um crescente interesse por esse campo, do ponto de vista acadêmico e da socialização das práticas pedagógicas implementadas pelos professores que atuam nessa etapa.
5 REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006

Texto completo: PDF