Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INICIAÇÃO INFANTIL EM ATLETISMO: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DOS SALTOS EM DISTÂNCIA E TRIPLO
Kleyson Sézar dos Santos Batista, Flórence Rosana Faganello Gemente

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Extensão Universitária; Atletismo; Iniciação Infantil.

INTRODUÇÃO
O atletismo é um esporte pouco desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar devido às limitações relacionadas à: formação de professores, falta de espaço e materiais das escolas e pouco difusão desse esporte no Brasil. Quando trabalhado nas escolas é necessário que o processo aconteça com a adaptação de espaços e materiais (MATTHIESEN, 2009; FAGANELLO-GEMENTE, 2015).
Diante desse cenário, o Projeto de Extensão Iniciação Infantil em Atletismo (PEIIA), oferecido pela Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG) para crianças de 6 a 12, oportuniza um espaço para a vivência, conhecimento e aprendizagem desse esporte que é pouco trabalhado nas escolas, na pista de atletismo, com a utilização de materiais oficiais e adaptados.

OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas a partir do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nas provas de Salto em Distância, Salto Triplo no Projeto de Extensão Iniciação Infantil em Atletismo, no ano de 2016.

METODOLOGIA
O PEIIA durante o ano de 2016 foi realizado às quartas e sextas-feiras das 17h:30 às 19:00 horas, com a participação de 18 alunos no 1° semestre e 20 alunos no 2° semestre. As atividades direcionadas ao salto em distância e triplo foram elaboradas com base nos autores Matthiesen (2009), Faganello Gemente e Souza (2013) e Bozzoli Simohamed e El-Hebil (2011), a partir da experiência e conhecimentos do monitor e das trocas de informação entre aluno-aluno e aluno-monitor.
Nos meses de abril e maio foram desenvolvidas as atividades direcionadas às provas de Salto em Distância e Salto Triplo, as quais estavam fundamentadas nas dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal, apresentados por Matthiesen (2014). Assim para trabalhar estas dimensões foram elaboradas atividades que abordavam regras, nomes de atletas, recordes e histórias das provas dos Saltos em Distância e Triplo, contemplando a dimensão conceitual. De modo a desenvolver a dimensão procedimental os alunos realizaram atividades que incentivavam o salto com apenas uma das pernas, aproximando-os das técnicas e das regras dos Saltos em Distância e Triplo. Durante as atividades, os alunos eram instigados a colaborar com os colegas, respeitando os limites de cada indivíduo e o monitor trabalhava a importância do respeito às regras e ao trabalho em equipe. Desse modo, as atividades contribuíram para o desenvolvimento das três dimensões dos conteúdos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao final do trabalho realizado sobre as provas de Salto em Distância e Salto Triplo, foi possível verificar que os alunos aprenderam sobre os conceitos, tais como: as regras, nomes de atletas e a história dessas provas. Também foi possível constatar que os alunos conseguiram realizar os movimentos específicos de cada uma dessas provas. Em relação a dimensão atitudinal, durante o desenvolvimento das atividades, foi possível perceber uma melhora na colaboração e respeito entre aluno-aluno e aluno-monitor. Com bases nesses resultados podemos afirmar que desenvolver atividades fundamentadas nas dimensões dos conteúdos é um excelente caminho para trabalhar com o Atletismo como sugere Matthiesen (2014).

CONCLUSÃO
As experiências com o PEIIA e o desenvolvimento de atividades fundamentadas nas dimensões dos conteúdos confirmam a importância para a vivência, para a aprendizagem e para o conhecimento das técnicas, da história, das regras e dos atletas dos Saltos em Distância e Salto Triplo, confirmando a sua importância para a difusão do Atletismo em Goiânia.
Em relação ao monitor o PEIIA proporciona diferentes experiências que contribuem para a construção de novos conhecimentos relacionados à prática docente, ao atletismo, importantes para uma formação profissional mais ampliada.

REFERÊNCIAS
BOZZOLI, Charles; SIMOHAMED, Jamel e EL-HEBIL, Abdel Malek. Miniatltismo - Iniciação ao esporte, Guia prático de Atletismo para Crianças,2° Edição IAAF,1° Edição Nacional; Tradução PIRES, Alda Martins e FERST, Nilton Cesar, 2011.

FAGANELLO GEMENTE, F.R., Atletismo na Educação Física escolar: A elaboração colaborativa do software Atletic, Rio Claro-SP, Unesp, 2015. 217f. Tese de doutorado (Desenvolvimento humano e tecnologias) Instituto de Biociências. Unesp, Rio Claro, 2015.

GEMENTE, F. R. F. e SOUZA, N. P. Capitulo 2 Pesquisa e Ensino em Atletismo. In SILVA, A. M., et al. Licenciatura em Educação Física, Volume 3 Goiânia: UFG, 2013.

MATTHIESEN, S. Q. et al; Atletismo se aprende na Escola, 2° edição, Jundiaí-SP, ed. Fontoura, 2009.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo na Escola, Maringá, UEN, 2014

Texto completo: PDF