Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
QUANDO OCUPAR É TAMBÉM FORMAR-SE: INDÍCIOS DE APRENDIZAGENS PRODUZIDAS NA “OCUPA EEFFTO”
Admir Soares Almeida Junior, Marcella Ottoni Guedes Oliveira, Thátilla Freire Silva, Bárbara Andrade de Santana, Raquel Rocha Nunes, Leandro Alvarenga Oliveira

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


No segundo semestre de 2016, a partir da divulgação do governo federal da medida provisória (MP) nº 746 e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241, vimos ocorrer um movimento de mobilização, sobretudo de estudantes secundaristas e universitários, que utilizou como umas das principais estratégias as ocupações de escolas publicas de ensino médio e unidades acadêmicas de universidades.
Este trabalho apresenta reflexões advindas de uma pesquisa que buscou registrar e sistematizar experiências individuais e coletivas relacionadas ao processo de ocupação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio de narrativas autobiográficas. Para tanto, lançamos mão de um diálogo com pressupostos teóricos dos campos da Pesquisa Narrativa (LARROSA BONDÍA, 2004; PASSEGGI, 2010) e da formação de professores (ARROYO, 2003; SOUZA, 2010).

Texto completo: PDF