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ATIVIDADES CIRCENSES: EQUILÍBRIO SOBRE OBJETOS
Última alteração: 2017-09-21
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada na disciplina de Prática Curricular IV, desenvolvida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT – Campus de Cáceres/MT abordando as possibilidades pedagógicas de trabalharmos os elementos da Cultura Corporal, no que diz respeito às atividades circenses, especificamente, equilíbrio sobre objetos.
Para tanto, revisitamos alguns autores que discutem a temática, tais como Duprat e Bortoleto (2007), Bortoleto (2011) e Coletivo de Autores (2012) para organizarmos uma proposta de intervenção, a fim de vivenciarmos a relação teoria/prática discutida em sala de aula.
A educação física escolar busca trabalhar a reflexão pedagógica sobre os diferentes aspectos da cultura corporal, que de acordo com o Coletivo de Autores (2012, p. 39), são os conhecimentos produzidos e sistematizados pela humanidade, relacionados especialmente aos “jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas”.
As atividades rítmicas e expressivas englobam diversos conteúdos, dentre eles, as atividades circenses, considerado fundamental nas aulas de educação física, que para Duprat (2007) compreendem diversas modalidades, pedagogicamente divididas em: Equilíbrio sobre objetos; Equilíbrio de objetos; Encenação; Manipulação e Acrobacias.
Para tanto, revisitamos alguns autores que discutem a temática, tais como Duprat e Bortoleto (2007), Bortoleto (2011) e Coletivo de Autores (2012) para organizarmos uma proposta de intervenção, a fim de vivenciarmos a relação teoria/prática discutida em sala de aula.
A educação física escolar busca trabalhar a reflexão pedagógica sobre os diferentes aspectos da cultura corporal, que de acordo com o Coletivo de Autores (2012, p. 39), são os conhecimentos produzidos e sistematizados pela humanidade, relacionados especialmente aos “jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas”.
As atividades rítmicas e expressivas englobam diversos conteúdos, dentre eles, as atividades circenses, considerado fundamental nas aulas de educação física, que para Duprat (2007) compreendem diversas modalidades, pedagogicamente divididas em: Equilíbrio sobre objetos; Equilíbrio de objetos; Encenação; Manipulação e Acrobacias.
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