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O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 2017-06-20
Resumo
1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Física Escolar (EFe) no Ensino Fundamental (EFund.) no contexto da Educação Básica (EB). De acordo com a legislação o EFund é a segunda etapa da EB, tem como objetivo a formação básica do cidadão e é dividido em cinco anos iniciais e quatro anos finais, somando nove anos de duração (BRASIL, 2014).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EFe no Ensino Fundamental: escola, escolar, escolarização, ensino, educação básica, educação, currículo, componente curricular, rede pública de ensino, rede privada de ensino, ensino fundamental, primeiro grau. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe no EFund. foi de 130 textos, sendo 38 da Movimento, 37 da RPP, 20 textos da RBCE, 19 dos CF da RBCE e 16 da Motrivivência. A análise inicial permitiu identificar 50 temas da Efe que puderam ser agrupados em 4 categorias: Conteúdos de Ensino da EFe (CE), Organização do Trabalho Pedagógico e Formação de Professores (OTP), Temas Transversais (TT) e “Outros”. Da amostra total a categoria CE foi a que apresentou mais textos, com 50, seguida pela OTP, com 34, Temas Transversais, com 24 e “Outros”, com 15. Na categoria CE destaca-se o periódico CF da RBCE, com 16 textos. Nas categorias OTP e “Outros” destaca-se o periódico RPP, com 13 e 7, respectivamente. Nos Temas Transversais sobressai a RMO, com 11.
4 CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS
Como tendência indica-se uma hegemonia da categoria CE e a diversidade dos temas em geral. Ou seja, ainda que a maioria dos textos tratem do ensino de conteúdos da EFe, o conjunto de temas é bastante diverso, seja dentro da categoria CE, seja no conjunto dos textos. A hegemonia da categoria CE talvez se explique em função da política de alguns periódicos, como os CF da RBCE, que priorizam o relato de experiência de situações de ensino, tendo 84,21% de seus textos agrupados na categoria CE. Do total de temas aqueles que mais se repetem é o do Esporte, com 15 textos, seguido pelos Jogos e Brincadeiras, com 13, ambos da categoria CE. A diversidade de temas talvez se explique em função da longitude temporal dessa etapa da EB, com duração de 9 anos. Considera-se que a grande quantidade de textos que abordam a etapa do EFund deve-se a maior consolidação da EF enquanto disciplina quando comparado com outras etapas da EB.
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Física Escolar (EFe) no Ensino Fundamental (EFund.) no contexto da Educação Básica (EB). De acordo com a legislação o EFund é a segunda etapa da EB, tem como objetivo a formação básica do cidadão e é dividido em cinco anos iniciais e quatro anos finais, somando nove anos de duração (BRASIL, 2014).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EFe no Ensino Fundamental: escola, escolar, escolarização, ensino, educação básica, educação, currículo, componente curricular, rede pública de ensino, rede privada de ensino, ensino fundamental, primeiro grau. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe no EFund. foi de 130 textos, sendo 38 da Movimento, 37 da RPP, 20 textos da RBCE, 19 dos CF da RBCE e 16 da Motrivivência. A análise inicial permitiu identificar 50 temas da Efe que puderam ser agrupados em 4 categorias: Conteúdos de Ensino da EFe (CE), Organização do Trabalho Pedagógico e Formação de Professores (OTP), Temas Transversais (TT) e “Outros”. Da amostra total a categoria CE foi a que apresentou mais textos, com 50, seguida pela OTP, com 34, Temas Transversais, com 24 e “Outros”, com 15. Na categoria CE destaca-se o periódico CF da RBCE, com 16 textos. Nas categorias OTP e “Outros” destaca-se o periódico RPP, com 13 e 7, respectivamente. Nos Temas Transversais sobressai a RMO, com 11.
4 CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS
Como tendência indica-se uma hegemonia da categoria CE e a diversidade dos temas em geral. Ou seja, ainda que a maioria dos textos tratem do ensino de conteúdos da EFe, o conjunto de temas é bastante diverso, seja dentro da categoria CE, seja no conjunto dos textos. A hegemonia da categoria CE talvez se explique em função da política de alguns periódicos, como os CF da RBCE, que priorizam o relato de experiência de situações de ensino, tendo 84,21% de seus textos agrupados na categoria CE. Do total de temas aqueles que mais se repetem é o do Esporte, com 15 textos, seguido pelos Jogos e Brincadeiras, com 13, ambos da categoria CE. A diversidade de temas talvez se explique em função da longitude temporal dessa etapa da EB, com duração de 9 anos. Considera-se que a grande quantidade de textos que abordam a etapa do EFund deve-se a maior consolidação da EF enquanto disciplina quando comparado com outras etapas da EB.
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