Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernando Medeiros Mendonça, Anegleyce Teodoro Rodrigues, Renata Lorena Vilela de Aguiar, Ana Paula Blotta, Sissilia Vilarinho Neto

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


1 INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Educação Física Escolar (EFe) no Ensino Fundamental (EFund.) no contexto da Educação Básica (EB). De acordo com a legislação o EFund é a segunda etapa da EB, tem como objetivo a formação básica do cidadão e é dividido em cinco anos iniciais e quatro anos finais, somando nove anos de duração (BRASIL, 2014).
2 METODOLOGIA
A abordagem de pesquisa utilizada para alcançar os objetivos desse estudo é de natureza qualitativa-quantitativa com as técnicas dos estudos do tipo “estado da arte”, conforme Romanowski e Ens (2006). Para essa etapa, foram identificados dados quantitativos da produção expressa pelos trabalhos publicados em cinco periódicos que mais publicam textos sobre Educação Física escolar (EFe): RBCE, Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática (RPP) e Cadernos de Formação (CF). O período selecionado para levantamento foi entre os anos de 2000 e 2016. Foram utilizados os seguintes descritores para identificar os textos da EFe no Ensino Fundamental: escola, escolar, escolarização, ensino, educação básica, educação, currículo, componente curricular, rede pública de ensino, rede privada de ensino, ensino fundamental, primeiro grau. Os processos de coleta foram realizados no período entre, 07/03/2017 a 03/04/2017, a partir dos sites dos periódicos investigados.
3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Em geral, observa-se que entre os anos de 2000 e 2016 há um aumento significativo do número de publicações que abordam o tema da EFe na EB. Neste período foi publicado um total de 771 textos sobre EFe dentre artigos, resenhas, ensaios e entrevistas. Para esse trabalho a amostra considerada para a análise da produção do conhecimento sobre a EFe no EFund. foi de 130 textos, sendo 38 da Movimento, 37 da RPP, 20 textos da RBCE, 19 dos CF da RBCE e 16 da Motrivivência. A análise inicial permitiu identificar 50 temas da Efe que puderam ser agrupados em 4 categorias: Conteúdos de Ensino da EFe (CE), Organização do Trabalho Pedagógico e Formação de Professores (OTP), Temas Transversais (TT) e “Outros”. Da amostra total a categoria CE foi a que apresentou mais textos, com 50, seguida pela OTP, com 34, Temas Transversais, com 24 e “Outros”, com 15. Na categoria CE destaca-se o periódico CF da RBCE, com 16 textos. Nas categorias OTP e “Outros” destaca-se o periódico RPP, com 13 e 7, respectivamente. Nos Temas Transversais sobressai a RMO, com 11.
4 CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS
Como tendência indica-se uma hegemonia da categoria CE e a diversidade dos temas em geral. Ou seja, ainda que a maioria dos textos tratem do ensino de conteúdos da EFe, o conjunto de temas é bastante diverso, seja dentro da categoria CE, seja no conjunto dos textos. A hegemonia da categoria CE talvez se explique em função da política de alguns periódicos, como os CF da RBCE, que priorizam o relato de experiência de situações de ensino, tendo 84,21% de seus textos agrupados na categoria CE. Do total de temas aqueles que mais se repetem é o do Esporte, com 15 textos, seguido pelos Jogos e Brincadeiras, com 13, ambos da categoria CE. A diversidade de temas talvez se explique em função da longitude temporal dessa etapa da EB, com duração de 9 anos. Considera-se que a grande quantidade de textos que abordam a etapa do EFund deve-se a maior consolidação da EF enquanto disciplina quando comparado com outras etapas da EB.

Texto completo: PDF