Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DE REDE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE
Carlos Alberto Perdomo Fazenda Junior, Guilherme Bardemaker Bernardi

Última alteração: 2017-06-20

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar; Organização do conhecimento.

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da organização do conhecimento nas aulas de Educação Física em duas escolas no contexto da proposta político-pedagógica Escola Cidadã da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Considerando as diferentes concepções e teorias pedagógicas que influenciam no ensino da Educação Física escolar, possibilitando diferentes modos de organização do conhecimento nas aulas, buscamos compreender que conhecimentos são tratados e como são organizados nas aulas de Educação Física de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

2 METODOLOGIA
Este é um estudo de cunho qualitativo e etnográfico, por entendermos que o ambiente escolar e aqueles que nele estão inseridos constroem valores, crenças, perspectivas e motivações próprias daquele contexto e tal perspectiva teórico-metodológica permite compreender os fenômenos sociais e as contradições que permeiam a organização do conhecimento nas aulas de Educação Física.
A investigação foi realizada em duas escolas da RMEPOA, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas com quatro docentes e três estudantes, diários de campo e análise de documentos.

3 INTERPRETAÇÕES
Mediante as contradições identificadas na relação entre a organização escolar e da RMEPOA com suas alternâncias de políticas educacionais, compreendemos que os docentes passam a organizar suas aulas de modo que possam contemplar os conhecimentos que condizem com suas concepções de Educação Física. Ainda que as condições mais imediatas, como a estrutura física das escolas, os materiais, os tempos e a relação com os pares produzam arranjos visíveis nas aulas de Educação Física, a resistência produzida pelas políticas educacionais da mantenedora está presente nas falas e nas ações dos sujeitos.
Identificamos aspectos que nos permitem pensar que os professores moldam, adaptam ou rearranjam os conhecimentos trabalhados de acordo com as possibilidades encontradas dentro da organização escolar. A organização curricular das escolas, os tempos destinados aos componentes curriculares, as relações com os demais membros do professorado e do alunado são aspectos com influência na organização das aulas.
Da mesma forma, as alternâncias das políticas educacionais que já aconteceram na RMEPOA, como a implantação dos ciclos de formação, a perpetuação de uma prática seriada em uma proposta ciclada, a redução dos períodos de Arte-Educação e Educação Física para as turmas de terceiro ciclo, todos aspectos que representam uma concepção de educação da mantenedora em diferentes momentos e com diferentes gestões, mas que também representam fatores de influência na organização do conhecimento nas aulas de Educação Física.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A complexidade da estrutura escolar e as relações que se constituem dentro dela aparecem como elementos relevantes na organização do conhecimento nas aulas de Educação Física. Os espaços destinados às aulas, os materiais, as relações de resistência e aliança com os demais professores, a disposição dos tempos da escola e a organização curricular são fatores que impactam de maneira mais frequente a organização do conhecimento. A divisão por turmas de mesma faixa etária, o contexto social da comunidade e a relação com os projetos também puderam ser identificados como aspectos relevantes. Assim como as políticas educacionais da mantenedora e as diversas mudanças que aconteceram neste campo e que influenciam no trabalho docente dentro da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA).
Neste contexto, os docentes acabam produzindo seus arranjos no sentido de contemplar conhecimentos nas suas aulas que estejam de acordo com suas concepções de Educação Física e de educação, mesmo que isto signifique a produção de algumas resistências na relação com a organização escolar e a organização da RMEPOA.

5 REFERÊNCIAS
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25 -31, junho, 1999.
WITTIZORECKI, E. S.O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz. 2001. Dissertação (Mestrado), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Político-educacional para organização do ensino e dos espaços-tempos na escola municipal. In: Cadernos Pedagógicos. Porto Alegre, n 9, dez/1996.

Texto completo: PDF