Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ANALISANDO O IMPACTO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR
Maria Larissy da Cruz Parente, Domingos Gomes dos Santos, Emiliana Moreira de Lira, Ivanildo Alves Lima da Silva Júnior, Mariana Araujo Santana, Diego Luz Moura

Última alteração: 2017-06-18

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar o impacto de um material pedagógico sobre o ensino do atletismo nas aulas de professores participantes de um curso de formação continuada. Participou do estudo uma professora ministrando aulas para o terceiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados a partir de uma observação participante, utilizando diário de campo e entrevista semiestruturada com os alunos e a professora. Observamos que esse tipo de material é capaz de proporcionar suporte para que o professor possa planejar e executar aulas relacionadas ao atletismo.


ANALIZAR EL IMPACTO DE UN MATERIAL DE APRENDIZAJE SOBRE ATHLETICS ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

El objetivo de este estudio fue analizar el impacto de un material educativo sobre el atletismo que enseñan en las clases de los profesores que participan en uno curso de educación continua. Participó en el estudio de un maestro dando clase para el tercer año de secundaria. Los datos fueron recolectados a partir de una observación participante, utilizando diario, semiestructurada con los estudiantes y el maestro. Observamos que este tipo de material es capaz de proporcionar apoyo para el profesor para planificar y ejecutar las lecciones relacionadas con el atletismo.


ANALYZING THE IMPACT OF A PEDAGOGICAL MATERIAL ABOUT TEACHING TRACK AND FIELD IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

The objective of this study was to analyze the impact of a pedagogical material on the teaching of track and field in the classes of teachers participating in a continuing education. She participated in the study a teacher teaching classes for the third year of high school. The data were collected by a participant observation, using field diary, semi structured interview with the students and the teacher. We observed that this type of material is able to provide support so that the teacher can plan and execute classes related to athletics.

Texto completo: PDF