Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM 05 PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Felipe Quintão Almeida, Ivan Gomes, amanda furlan, Sérgio Rossini Júnior, Arielle Marinotte

Última alteração: 2017-06-24

Resumo


RESUMO
Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculado em 05 periódicos da Educação Física brasileira. Em termos metodológicos, realizou uma análise de conteúdo dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica. A análise foi conduzida a partir da organização dos textos em 5 categorias (Corpo e Educação; Corpo e Representação; Corpo e Gênero; Corpo e Tecnologia; Outros), oportunidade, também, para caracterizar as principais problematizações e os referenciais teóricos e metodológicos mais empregados.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo. Educação Física. Periódicos.

EL CUERPO COMO TEMA DE LA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO: UN ANÁLISIS EN 05 REVISTAS DE EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA

RESUMEN

Este artículo está inserido en el contexto de una investigación cuyo objetivo fue ofrecer un “estado del arte” de la producción de conocimiento sobre el cuerpo divulgado en 05 revistas de Educación Física brasilera. En términos metodológicos, realizó un análisis de contenido de los artículos sobre el cuerpo circunscritos al área sociocultural y pedagógica. El análisis fue conducido a partir de la organización de los textos en 5 categorías (Cuerpo y Educación; Cuerpo y Representación; Cuerpo y Género; Cuerpo y Tecnología; Otros), oportunidad, también, para caracterizar las principales problematizaciones y los referentes teóricos y metodológicos más empleados.
PALABRAS-CLAVE: Cuerpo; Educación Física; Revistas.

THE BODY AS A THEME OF KNOWLEDGE PRODUCTION: AN ANALYSIS IN FIVE BRAZILIAN JOURNALS OF PHYSICAL EDUCATION

ABSTRACT
This paper is inserted in the context of a research aiming to offer a "state of the art" of the production of knowledge on the body in five Brazilian journals in the area of Physical Education. In methodological terms, the study was based on content analysis of articles about the body circumscribed to the sociocultural and pedagogical area. The analysis was carried out by organizing the texts in five categories (Body and Education; Body and Representation; Body and Gender; Body and Technology; Others), which also motivated the characterization of the main problematizations and the theoretical and methodological references most used in the texts.
KEY WORDS: Body. Physical Education. Journals.

Texto completo: PDF