POLÍTICA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1 POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos Resumos Simples e Expandidos no XX CONBRACE e VII CONICE será o seguinte:

- Inicialmente todos os trabalhos serão avaliados por 02 pares. Caso haja dúvidas ou divergências um terceiro colaborador será designado. Se necessário outros pares ainda poderão ser envolvidos para dirimir dúvidas e consubstanciar a decisão;

- Em caso de recomendação de "aceitar", @s avaliador@s deverão indicar a prioridade da apresentação (alta, média, baixa).

- Diante dos fundamentos da avaliação (baseados nos critérios) e da recomendação para @ Coordenador@, será emitida uma decisão;

- Essa decisão será comunicada ao autor correspondente, via plataforma SOAC-CBCE. Todas as decisões serão acompanhadas dos argumentos que as sustentaram. 

Observação: Fica a critério dos GTTs utilizar a alternativa de iniciar o processo de avaliação dos "resumos simples" com apenas 1 avaliador@. Nesse caso, se a recomendação dess@ primeir@ avaliador@ for de não aceitar, outr@ colaborador@ será designad@ para a apreciação do resumo.

 

2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações dos trabalhos no XX CONBRACE e VII CONICE estarão baseadas nos seguintes critérios:

- ATUALIDADE E RELEVÂNCIA: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual e relevante para a área da Educação Física e Ciências do Esporte.

- COERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, ausente de contradições, produzindo conhecimentos condizentes com as escolhas teóricas e metodológicas.

- CONSISTÊNCIA ARGUMENTATIVA: se o trabalho, no campo de conhecimentos em que ele pretende colaborar, demonstra consistência de argumentos teóricos/empíricos, considerando os limites de um resumo (simples/expandido).

- CUIDADOS ÉTICOS: não se trata de avaliar se o trabalho passou ou não por Comitê de Ética (isso não foi exigido nas normas/diretrizes), mas se o estudo/pesquisa atende padrões consensuais de ética de pesquisas e de publicações científicas.

- REGISTRO LINGUÍSTICO: se o trabalho apresenta registro textual adequado no idioma em que foi produzido; se o texto demonstra clareza e coesão, tendo uma argumentação concatenada.

- NORMAS TÉCNICAS: se o trabalho atende às determinações das normas técnicas adotadas pelo evento (estrutura e tamanho do trabalho, formatação de página, formatação de texto, usos de citações e de referências).



XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
17 a 21 de Setembro de 2017
Goiânia, GO - Brasil